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Comunicação de Irregularidades
Denúncias
O Banco de Negócios Internacional (doravante designado BNI) está comprometido com os mais altos padrões de integridade em todas as suas actividades e negócios, de acordo com o Código de Ética e Conduta. A fim de garantir o suporte ao cumprimento das regulamentações, regras e políticas corporativas aplicáveis, a instituição espera que seus funcionários, colaboradores, clientes, usuários, parceiros ou fornecedores (Stakeholders) denunciem prontamente quaisquer violações potenciais de leis, regras ou políticas.
A comunicação de irregularidades contribui para a preservação da imagem e da reputação do BNI, com recurso ao Canal de Denúncias os Stakeholders podem reportar, sem necessidade de se identificarem, situações com indícios de ilicitude de qualquer natureza (fraude, corrupção, branqueamento de capital, financiamento do terrorismo, assédio, discriminação, segurança, desvios de conduta) relacionadas às actividades do Banco.
Qual é a diferença entre uma irregularidade e uma reclamação?
Ao contrário da reclamação que exprime a insatisfação de um cliente referente a prestação de um serviço ou produto, a denúncia de uma irregularidade é o relato anónimo de uma ocorrência que viole ou comprometa gravemente:
1. O cumprimento dos princípios legais, regulamentares, éticos e deontológicos a que estão vinculados os Membros dos Órgãos Sociais e os Colaboradores do Banco, no cumprimento das respetivas funções profissionais;
2. A preservação do património de Clientes, Acionistas e do próprio Banco;
3. A preservação da imagem e reputação institucional do Banco, bem como as situações suscetíveis de configurar abuso de autoridade ou má gestão.
BNI assegura o tratamento confidencial das comunicações recebidas e é preservado o princípio da proibição de retaliação em relação aos colaboradores que reportem as irregularidades abrangidas pela Política de Comunicação de Irregularidades / Whistleblowing que pode consultar aqui. Pode optar por identificar-se ou enviar uma comunicação anónima pelos canais abaixo:
Formulário OnLine
Este serviço está disponível 24 horas por dia para receber as suas comunicações de irregularidades online.
Carta
Endereçada ao Conselho Fiscal: Av. Che Guevara nº 42-A Bairro Maculusso, município da Ingombota, código Postal nº 578.
Email
Direccionado para o seguinte Correio Electrónico:
irregularidades@bni.ao
Nota : Todas as comunicações devem ser efetuadas de boa-fé com indicação dos respetivos fundamentos. A utilizaçao deliberada e sem fundamento dos canais de comunicação disponiveis pode constituir infração disciplinar, civil ou criminal.
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